domingo, 25 de outubro de 2009

Morte do cinema?


Assisti esses dias o documentário do diretor alemão Win wenders,”Quarto 666”.A premissa instigante é a seguinte:Aproveitando a presença de vários diretores importantes(e diferentes em suas obsessões)no festival de cannes em 82,Wenders propõe:.Colocar cada um dos cineastas selecionados(não lembro exatamente quantos são,mas tinha gente do naipe de Monte hellman,Antonioni e Herzog) para darem suas opiniões sobre qual é o futuro do cinema.Como é uma pergunta aberta,a forma como eles interpretam a pergunta,é obviamente diversa..Os diretores ficam sozinhos nos quartos,apenas com a câmera,e tem no máximo 10 minutos para se expressarem.Alguns respondem em bem menos tempo que isso,como um cineasta Filipino”Pra eu responder essa pergunta eu primeiro preciso me perguntar qual é o futuro de meu país”.Entre respostas completamente diferentes,com visões otimistas ou não,fiquei me perguntando o exato motivo daquela preocupação toda.Eu não estava naquele contexto,mas me desperta a curiosidade eles estarem se perguntando isso justamente 2 anos depois do fim da década mais transgressora,prolífica e interessante do cinema.

Acho que se essa pergunta tivesse sido levantada no fim da década de 80,eu não teria me espantado tanto,pois a década de 80 inegavelmente foi muito menos interessante que as de 60 e 70.Creio que quando Wenders pensou nessa pergunta,a sua real preocupação era mais direcionada ao cinema “artístico” (eu simplesmente odeio esse tipo de definição,mas vá lá),que com a chegada do conceito de cinema “industrial”,teoricamente estaria ficando de lado,e não a forma como alguns interpretaram,de que a tecnologias novas(TV e VHS)acabariam com o cinema no sentido de espaço.Ou seja,entendi que a preocupação do Wenders era com a qualidade do cinema,e não com a sua extinção.Aliás,provavelmente o convite para o Spielberg comentar no documentário,seja uma tremenda ironia por parte do Wenders,pois justamente com o mesmo Spielberg que o cinema ganhou o conceito de blockbuster,a principal razão para dizerem que a qualidade do cinema decaiu com o tempo.O que me incomoda nesse tipo de pergunta,mesmo que eu ache a discussão interessante,é que sempre quem tem uma visão extremamente pessimista,me passa uma absoluta sensação de comodismo.Tem muito filme interessante sendo lançado anualmente,basta saber procurar.

Enfim,o documentário é bacana,vale pelas opiniões interessantes do Antonioni,do próprio Spielberg e principalmente do Herzog que foi o mais engraçado”Deixa eu tirar meus sapatos,pois essa pergunta deve ser respondida descalço”.E vale também lembrar que nesse mesmo ano,Wenders já tinha feito seu testamento sobre a morte do cinema na obra-primíssima “O Estado das coisas”.


1 comentários:

Cesar Lopes disse...

Bacana... fiquei com vontade de assistir esse documentário...

Postar um comentário