Conforme combinado, inicio agora minha lista de melhores álbuns nacionais de 2009 segundo minha opinião e audição. Provavelmente alguns discos não foram ouvidos por minha pessoa com a devida atenção ou nem sequer foram ouvidos... Como já foi comentado anteriormente, a "safra" 2009 está muito boa em qualidade e em quantidade.
Nessa parte I, eu mencionarei os álbuns relevantes, que não entraram na lista mas que merecem sem dúvida sua audição:
ORQUESTRA BRASILEIRA DE MÚSICA JAMAICANA
Ótimo EP dessa Orquestra idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta. A idéia nesse primeiro trabalho é tocar alguns clássicos da música brasileira nos estilos de música jamaicana de raiz, principalmente o ska. E fazem isso com muita propriedade. Abrindo o EP, introdução clássica de "O Guarani" de Carlos Gomes e, fazendo referência a "Voz do Brasil", uma voz anuncia: "Em Brasília, hora de dançar... SKA!". Depois o que se ouve é muito ska... os músicos são muito bons e a transposição dos clássicos nacionais ("O Guarani", "Tico-tico no Fubá" e "Águas de Março" são destaques) para o ritmo jamaicano foi tão bem feita que agrada até quem não é muito ligado aos sons da jamaica, como eu. Só uma música é de autoria deles, "Ska Around the Nation". Está previsto para 2010 o primeiro disco deles. Provavelmente estará na minha lista do ano que vem.
Escute no http://www.myspace.com/obmjska. Lá dá pra baixar o EP também.
COPACABANA CLUB - KING OF THE NIGHT
Mais um EP. A banda é de Curitiba e mistura música eletrônica para dançar com pitadas de indie rock. Bem interessante. Todas as letras são em inglês e a banda ganhou certo reconhecimento por ter uma das suas músicas, "Just Do It", como trilha de um comercial da Fox.
Escute tudo no myspace deles: http://www.myspace.com/copacabanaclubmusic
ANA CAÑAS - HEIN?
Segundo disco de Cañas, este com uma pegada mais rock e várias composições com dois gênios: o eterno titã Arnaldo Antunes e o mutante e grande produtor Liminha. Acho que a pegada mais rock está explicada né? Algumas baladinhas/músicas mais introspectivas na meiuca quebram um pouco o início devastador do disco com "Na multidão" e "Coçando" mas nada que tire o mérito desse bom álbum. "Chuk Berry Fields Forever" do Gilberto Gil e "Gira" também são boas pedidas.
Dá para escutar tudo no site dela: http://www.anacanas.com/
ARNALDO ANTUNES - IÊ IÊ IÊ
Como disse agora pouco, Arnaldo Antunes é gênio. E decidido a resgatar um rock mais jovem guarda que em vários momentos lembra a sonoridade inicial dos Titãs ainda do Iê-Iê, ele cria esse belo disco que conta com a participação de outras peças importantes na atual fase da música brasileira: Curumin na batera e Fernando Catatau(Cidadão Instigado) na produção. Além deles, a companhia inseparável do guitarrista Edgar Scandurra.
"Iê Iê Iê" foge do experimentalismo dos discos solos anteriores de Arnaldo. A sonoridade e as letras não são tão complexas. Mas de forma alguma estamos escutando um tributo ao som sessentista e sim uma renovação desse som com uma roupagem contemporânea. E a missão foi cumprida com louvor. Composições com os tribalistas Carlinhos Brown e Marisa Monte além de parcerias com o pessoal dos Titãs que estavam engavetadas.
Várias se destacam: A abertura com "Iê Iê Iê", "Aonde Você For", "Vem Cá" , "Invejoso", "Sua Menina" e por favor não deixe de escutar "Um Kilo". Pra falar a verdade, escute o disco inteiro o mais rápido o possível. É só entrar no site dele: http://www.arnaldoantunes.com.br/
VIVENDO DO ÓCIO - NEM SEMPRE TÃO NORMAL
Tudo bem, o novo disco do Vivendo do Ócio é praticamente o "Teorias de Amor Moderno" de 2008 com algumas faixas a mais e as outras com uma produção mais caprichada... Mas os caras estão fazendo com muita competência um rock que lembra muito o Arctic Monkeys e receberam com justiça o prêmio de banda revelação no VMB da MTV (um dos poucos prêmiados com jutiça).
Escutem as clássicas "Terra Virar Mente", "Meu Precioso", "Fora, Mônica", "Hey!Hey!" e a nova "Rock Pub Baby". Tudo no myspace deles: http://www.myspace.com/vivendodoocio
E como seria bom se eles abrissem o show do Franz Ferdinad em março na Fundição... Sonhar não custa nada...
0 comentários:
Postar um comentário