terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cinema de gênero em decadência





Ao término da sessão de ”Matadores de vampíras lésbicas”,fiquei me perguntando quem iria gostar desse filme.Não,isso não é uma pergunta com caráter filosófico e nem uma forma de destilar veneno sobre a obra.É uma pergunta simples e direta,sobre quais pessoas que eu conheço,ou que tipo de pessoas iriam gostar.Me perguntei isso porque eu nem achei o filme tão ruim assim.Não vi sequer uma criticazinha positiva quanto ao filme.E realmente aquela ediçãozinha videoclíptica e que abusa de câmera acelerada/lenta é um câncer no cinema.Mas achei o filme divertidinho,se reconhecendo o tempo todo como bobagem e fazendo piadas como tal.


Isso me fez pensar na minha pergunta,que tipo de pessoa eu sou então?pra tipo de pessoa esse filme foi feito?Quando essa última pergunta me veio a cabeça,me dei conta no que pode ser um dos motivos da decadência do cinema de gênero.O fato deles só serem feitos praticamente a quem é muito fã daquele gênero e daquelas regras que ele exerce.Me refiro apenas ao cinema de gênero pois os filmes ditos “inclassificáveis” são outra história.O grande mérito que um filme de gênero pode ter é conquistar alguém que não seja fã dele.Ou seja,ele tem que ter algo além das suas regras já pré-determinadas.O caso é que hoje em dia está difícil(não to comparando com antigamente),eles só agradam a quem curte muito ao gênero.Por exemplo,eu sou um grande fã de suspenses “whodunit”(filmes em que tem um assassino mascarado e que ele só se revela ao fim),por isso acabei gostando do fraquíssimo Pacto secreto.Gostei,mas tem trocentas falhas,é clichê toda a vida,só mesmo pra quem curte o gênero.Reconheço que é uma merda.Idem para o Matadores de vampiras.Eu gosto de filmes debochados,que se reconhecem como porcaria e que praticamente escancaram ao espectador que estamos ali vendo um filme,que não se preocupe com realismo.É o caso dessa bobagem,que pelo menos me divertiu.Já não gostei por exemplo de G.I.Joe que é daqueles filmes blockbuster de ação da pior espécie.Conheço quem tenha gostado e reconhecido que é apenas uma bobagem.Gostou mesmo porque já curte aquela fórmula.


O que eu quero dizer é que a maioria do que se vê por aí feito em estúdio,é isso.Filmes muito restritos a um público.Um filme como Bullitt,pra citar um exemplo,não é um filme que agrada apenas a fãs de cinema policial.Qualquer um que entenda mínimamente de edição em cenas de ação e de construção de tensão dentro da narrativa,vai gostar.O exemplo é de um filme de 40 anos atrás,mas pode se encaixar,sei lá,no Amantes do James gray(que é desse ano),que agrada muito mais do que pessoas que gostem de filmes que tenham romances como principal elemento na narrativa.É um filme maravilhoso(meu favorito do ano),e que muitas pessoas entendidas que conheço e que tem preconceitos com “filmes de amor”(não que ele se encaixe exatamente num gênero,mas vá lá),se renderam ao trabalho magnífico do Gray.


Infelizmente,esse e mais alguns são exceções num mar de mesmices que são vomitadas diariamente hoje em dia pelos estúdios.A impressão que dá,é que você já sabe se vai se irritar ou não vendo o filme,só de assistir o trailer.É só ver se aquilo que está nele,costuma te agradar.E isso é péssimo.


Foto:Matadores de vampíras lésbicas.

0 comentários:

Postar um comentário