segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Coca Cola x Pepsi - convencional x novo

Pois é ... vim aqui escrever pela primeira vez decentemente nesse blog para falar de uma das
rivalidades mais clichês da publicidade.
Estava eu no supermercado ontem fazendo minhas comprinhas de produtos de soja quando me deparei com lindas garrafas da pepsi em sua nova embalagem, novo logotipo e simbolo. Eu não estava no supermercado com a intensão de comprar refrigerantes definitivamente, mas me deu uma vontade danada de comprar aquelas belas garrafas de Pepsi e degustar seu "delicioso?" líquido. Irônico não?

Optando por um design mais simplista, objetivo, direto, sem firulas, bem a la Max Bill, a Pepsi inovou trazendo modernidade e refinamento em sua embalagem, com uma tonalidade de azul mais fechada(na original) e se utilizando de tons metalicos, que da uma elitizada na situação, o que fez a Coca Cola parecer completamente parada no tempo e um produto extremamente popular.

Muitas empresas atualmente tem optado por mudar suas identidades visuais visando algo mais moderno e limpo. Atrair novos públicos é a intensão. Se distanciar do povão e atingir a elite tambem é um caminho que eles tem tomado, assim como fez o Mate Leão que ao mudar sua embalagem ficou parecendo muito mais um chá de gente chique do que um simples mate geladão pra beber na praia. O Leão ficou muito mais metido, a tipografia deixou de ser aquela pesadona pra chamar a atenção na prateleira para uma mais discreta e requintada com um contraste de forma interessante nas palavras. Isso porque já é um produto tão consolidado que não precisa mais ficar brigando pra ver quem aparece mais. Aqueles que bebem Mate Leão continuarão bebendo. Os que não bebem vão continuar não bebendo, vão continuar comprando a marca mais barata. Mas a chave acredito eu seria aqueles que não bebem nenhum tipo de mate que podem passar a se interessar pelo produto, ja que ele tomou muito mais as caracteristicas refinadas de um chá, visualmente falando.A Pepsi nunca teve a pretensão de roubar o público da Coca Cola mas sim de conquistar um público só seu, um público com um gosto diferenciado dos demais, tanto que, por exemplo, optou pela sua cor institucional ser azul, que seria o "contrário" do vermelho quente e berrante da coca cola.
A Coca Cola por sua vez, possui seu fiel público, que a idolatra e não a troca por nada.
Por isso ela não modifica sua identidade visual nem por um decreto. porque já está no
subconsciente das pessoas associar aquela tonalidade de vermelho, aqueles traços da tipografia à sede. Pensou em sede, pensou em vermelho e tipografia manuscrita com traços loucos brancos, pensou em coca cola.

Mas será que vai ser sempre assim?
Seria a Coca Cola um império tão intocável ao ponto de não quebrar nunca?

Eu acho que a Coca Cola devia tomar mais cuidado com a concorrência.
Olhar em volta e ver o que anda acontencendo. As novas tendências.
Pessoas mudam, mudam seus hábitos, seus costumes e seus desejos.
Pessoas mais "fresquinhas" que nem eu, que dão muito valor ao design, a marca, a aparência
dos produtos, podem ficar enojadas do seu vermelho sangue e seu logotipo brega com uma fonte
ultrapassada. Podem passar a olhar a Pepsi com outros olhos. Podem associar tranquilamente a Coca Cola ao povão e deixar de consumir apenas por esse motivo. Para não se misturar aos demais, para ser diferente, e é esse o objetivo da Pepsi, agora muito mais evidente com sua nova embalagem.

A Coca Cola poderia mudar de embalagem tranquilamente que não iria perder seu público.
Nao estou dizendo para mudar drasticamente, até porque as associaçoes de cor e forma tem que ser feitas no subconsciente para despertar o desejo de compra. A Pepsi mudou mas o seu simbolo continua basicamente o mesmo, apenas com um redesenho mais interessante. Poderia a Coca dar uma modernizada, um upgrade, utilizar uma tipografia mais moderna, fechar um pouco o vermelho sangue, sei la... dar um jeitinho para ela nao parecer mais tão pré-historica na frente da nova embalagem da Pepsi que na minha opinião esta dando um banho de design na Coca Cola.

Enfim... desculpem minha falta de jeito com as palavras, meus pensamentos podem estar meio confusos mas acho que da pra entender meu ponto de vista. Ainda estou pegando o jeito da coisa... Dá um desconto, minha primeira postagem com texto!

Abraços multicoloridos! ;)

0 comentários:

Postar um comentário