quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lula - O filho do Brasil




Lula – O filho do Brasil

Bom, parece que virou moda fazer cinebiografia no Brasil. Após “Dois filhos de Francisco”, que foi um sucesso nos cinemas, a indústria resolver correr atrás de personalidades que tiveram uma vida difícil antes de se tornarem quem são (espere muita coisa ruim também em decorrência disso), e quem melhor para ser a próxima “musa” do que nosso atual presidente, o “analfabeto” que está comandando nosso país.

O filme conta toda a origem humilde de Lula, desde seu nascimento no interior do nordeste, até o momento que ele segue para São Paulo, mostrando o drama do êxodo rural. A atriz Glória Pires está bem como mãe do personagem, mas embora está seja quase a personagem principal do filme ela é pouco explorada, já o ótimo (e onipresente) Milhem Cortaz embora apareça pouco como o pai bêbado e violento, está muito bem. Ainda falando sobre os atores, é impressionante a caracterização de Rui Ricardo Dias, que assume o personagem com 18 anos e vai até o fim do filme (embora tenha achado um pouco forçado com 18), no início vemos um homem que acreditamos que parece com o presidente, mas não fala muito parecido não, mas conforme os anos vão passando, o jeito de falar e a barba vão tornando o ator uma cópia fiel ao original.
Como o filme não tinha nenhum interesse eleitoral (ahhahahahah), o filme termina muito antes da chegada de Lula à presidência, na verdade nem mesmo o PT é citado, mas como eles não agüentaram, ainda tem no fim um videozinho de baixa qualidade da carreata da eleição, heheheheheh. Valem as fotos nos créditos, para compararmos e vermos que os atores são mais bonitos.

Como é o objetivo dessas biografias, o filme é sempre guiado pelo drama, por mostrar o sofrimento, aquela papo edificante de sempre, além de algumas raras cenas engraçadas para quebrar um pouco. Um filme interessante e bem feito, e o fato de ser uma pessoa conhecida por todos torna mias interessante de ser assistido, embora não seja tão bom quanto os Filhos de Chico ainda é uma boa pedida no cinema.

RRR

0 comentários:

Postar um comentário