sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Top 10 - 2009

Bom, 2009 foi um ano bem produtivo, trabalhei bastante (mais do que em qualquer outro ano da minha vida), viajei muito, fui em uns 20 jogos no Maracanã, incluindo as finais do estadual e do brasileirão, li 17 livros, e vi muitos filmes, e é deles que iremos falar.
Como já tinha dito anteriormente, ví muitos filmes no cinema esse ano, na verdade foram 104 idas ao cinema, totalizando 91 filmes diferentes, sendo assim não foi muito difícil arrumar 10 porcarias pro top trash, mas pro top 10 a briga foi acirrada (nem tanto assim). Vamos a eles:

10- Star trek
Embora eu seja fã de ficção científica, nunca tinha visto nada de Star trek, como gostei do trailler e sabia ser um filme de origem resolvi assistir e adorei. Ótimos personagens e muita ação. “Vida longa e próspera”



9- O curioso caso de Benjamin Button
Um filme que deixou um gostinho de Forrest Gump (filme que adoro), com uma história bem interessante dosando muito bem entre humor e drama, está muito aquém do Gump mas foi uma ótima pedida no ano.


8- Arraste-me para o inferno
Sam Raimi fazendo o que sabe melhor: Terror trash com toques de humor, humor esse baseado justamente nas cituações absurdas a qual são submetidas as personagens, e nesse ele se supera.


7- Inimigos públicos
Como todo filme de Michael Mann espere ótimas cenas de ação recheadas de muita bala, e personagens criminosos muito bem construidos.


6- Gran Torino
É ótimo ver Clint Eastwood de volta, ainda mais no papel de durão mesmo em sua idade avançada, com dois ótimos lançamentos em 2009 (esse e A Troca) esperemos que ele continue como um dos mais ativos diretores da atualidade.


5- UP
Acho que é quase impossível não colocar a Pixar num Top 10 atualmente, todo ano ela vem com um conceito que pode até parecer meio sem graça, mas ao sairmos do cinema estamos nos sentido crianças de novo, não preciso falar mais nada.


4- Deixe ela entrar
Diferente do meu irmão acho que esse é um filme sobre vampiros sim, e provavelmente um dos melhores, senão o melhor que já ví. Aqui nos deparamos com a dificuldade da manutenção dessa vida eterna, a luta pela sobrevivência e a enorme solidão que é ser uma criatura das trevas. Diferente de todo o romantismo e sensualidade que estamos acostumados, aqui temos uma visão menos glamorosa e muito mais violenta de quase todos os lendários clichês sobre vampiros. Aguarda a lista dos piores de 2010 para a versão americana desse filme.


3- Bastardos inglórios
Tarantino matando nazistas e fazendo Hitler de palhaço em seu melhor filme, pena que ele é um babaca e não veio aqui no festival do Rio.


2- Watchmen
Simplesmente um dos melhores quadrinhos de todos os tempos é levado ao cinema de forma extremamente fiel e com alto orçamento, algo raríssimo, ainda mais para um filme com censura 18 anos. Tomara que sirva de lição para outras obras de adaptação.


1- Avatar
Para eu fechar o ano o mais clichê possível esse tinha que ser o primeiro. Depois de esperar por 12 anos por um novo filme de James Cameron ele simplesmente revoluciona a tecnologia do cinema e pode abrir caminho para dezenas de grandes filmes em 3d, além disso Cameron sabe contar uma história como ninguém, juntando robôs gigantes, criaturas azuis e muita ação num filme obrigatório de ser visto no cinema.

0 comentários:

Postar um comentário