sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Melhores Álbuns Nacionais - 2009 - parte II

Depois de comentar alguns discos bacanas do ano que não entraram na minha lista, agora comento os 15 melhores discos do ano na minha humilde opinião... Primeiro a lista:

1- Uhuuu! - Cidadão Instigado
2- C_mpl_t_ - Móveis Coloniais de Acaju
3- Vagarosa - Céu
4- No chão sem o chão - Romulo Fróes
5- Sem Nostalgia - Lucas Santtana
6- Frascos, Comprimidos, Compressas - Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta
7- Certa manhã acordei de sonhos intranquilos - Otto
8- Banda Gentileza - Banda Gentileza
9- Zii & Zie - Caetano Veloso
10- Atlântico Negro - Wado
11- Como num filme sem um fim - Pública
12- Tudo que eu sempre sonhei - Pullovers
13- Sweet Jardim - Tiê
14- A passeio - Porcas Borboletas
15- Life is a Big Holiday for us - Black Drawing Chalks

Menção ao disco Nova Onda Caipira do Charme Chulo que não coloquei na lista nem fiz nenhum comentário por ter escutado somente 2 vezes o álbum que merecerá em breve uma postagem aqui no blog. Segundo disco da banda que mistura rock com música caipira de raiz (não confunda com o som dessas duplas de pop-sertanejo). Escuta aí: http://www.myspace.com/charmechulo

Vamos aos comentários!

15 - Life is a Big Holiday for us - Black Drawing Chalks



Ótimo disco de stoner rock do quarteto de goiânia. Talvez alguns não concordem, mas esse disco, se fosse analisado somente pela qualidade, deveria estar numa posição melhor. Mas por se tratar de uma lista de discos nacionais, não quis colocar nas primeiras posições um disco puramente inspirado em bandas americanas como o Queens of the Stone Age. Já li gente falando que é "stoner rock com um toque brasileiro"... Meus ouvidos não captaram tal toque...


Enfim, o disco é muito bom, som de qualidade, puro rock como não é feito aqui no Brasil. Todas as letras são em inglês e... bem, acho que é isso. Espero que voltem ao Rio em 2010.

Dá pra escutar tudo aqui: http://www.myspace.com/blackdrawingchalks

14 - A Passeio - Porcas Borboletas


Segundo disco da banda mineira que se destaca por se utilizar de letras com bastante traços poéticos, alguns momentos declamadas, além de possuir uma musicalidade que vai para onde a letra pedir. Sendo assim encontramos desde rock propriamente dito ("Menos"), algo mais experimental com sons instigantes e delicados ("A Passeio"), coisas como "Tem Gente" que não consigo classificar devido a sua complexidade objetiva e até um quase bolero ("Beijo Menta"). Mas as melhores na minha opinião, além da já mencionada "Tem Gente", são "Sinto Muito" e "O Rato".


Destaque para as participações no disco da atriz Leandra Leal e de Arrigo Barnabé, mais um gênio da nossa música.
Escute tudo e chegue as suas conclusões no site deles: http://www.porcasborboletas.com.br/?md=apasseio
Se gostar, download aqui: http://compactorec.foradoeixo.org.br/

13 - Sweet Jardim - Tiê


Belíssimo disco de Tiê! Melodias maravilhosas, bem delicadas e muito bem trabalhadas. O título do álbum diz tudo. Boa parte das letras pairam numa suave melancolia que encanta os ouvidos. Destaque para as 4 primeiras canções, "Assinado Eu"/"Dois"/"Quinto Andar"/"Passarinho". Esta última fazendo referência a ela mesma, acredito. Brinca com o fato de ter nome de passarinho, como ela. Toquinho participa na última música, "Sweet Jardim", nos violões.

Dá pra escutar algumas aqui: http://www.myspace.com/tiemusica

Mas com um pouco de esforço, você encontra todo resto até mesmo para download né? Vale muito!

12 - Tudo que eu sempre sonhei - Pullovers



Disco muito do bom dos paulistas do Pullovers. Confesso que ganhou força na lista por ter 4 músicas acima da média que eu colocaria entre as melhores do ano de 2009, mas sem dúvida um disco muito bom como um todo. As músicas acima da média são: "Tudo que eu sempre sonhei", abre o disco, a melhor/ "Marcelo ou eu traí o Rock", letra muito bem construída, interessante, forte; musicalmente muito boa, sem firulas, firme, acompanha bem a letra/"Futebol de Óculos", a letra é bem legal, uma cantada se utilizando de termos e gírias do futebol/"Semana", a introdução vale a música.

Entre aqui para escutar, baixar, o que achar melhor: http://pullovers.com.br/?page_id=6

11 - Como num filme sem um fim - Pública



Álbum que demorei pra gostar. Num primeiro momento parece só mais um disco, como outro qualquer. Mas, conforme você vai escutando com mais atenção, de forma cuidadosa, encontra muito talento nessa banda gaúcha. Ganhadores do VMB, se não me engano categoria banda alternativa. Faço uma lista enorme de bandas mais alternativas que eles, acho o seu som não muito longe do convencional, porém muito talentoso. As músicas de destaque:"Quarto de Armas" (abre muito bem o disco), "Vozes" ( uma pegada muito boa desde o ínicio, piano, backing vocal), " Como num filme sem um fim" ( mais uma introdução boa se utilizando do piano, vai ganhando força, violinos... a melhor) ,"Último Andar" (início que mais parece música do Michael Jackson mas que tem uma progressão legal e mais uma instrumentação caprichada) e "Justiceiro" ( segue a mesma linha das outras mencionadas, um pouco mais pesada, uma guitarra mais presente, batida firme e forte). Ah, "Luzes" fecha o disco num nível altíssimo, fato muito difícil. Solos maravilhosos no final, coisa de gente grande.


Nunca li nada sobre comparações com a banda de rock mais famosa do Rio Grande do Sul, os Engenheiros, e acho isso muito bom já que eles hoje possuem uma sonoridade própria, mas acredito que foram de alguma forma influenciados por Gessinger e companhia...
Baixe o disco aqui: http://www.publicaoficial.com/
ou aqui: http://www.myspace.com/publicarock

Até o top 10!

0 comentários:

Postar um comentário