segunda-feira, 24 de maio de 2010

Apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira - Tributo a John Williams

Vim aqui escrever sobre a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal, neste último sábado, dia 22/05/2010, e eis que me deparo com a postagem do César, nosso cabeça do blog. Apesar disso, resolvi escrever assim mesmo, pois achei simplesmente maravilhoso este Tributo a John Williams.



A primeira coisa que me chamou a atenção foi a diversidade do público. Mesmo com toda a pompa e charme do Teatro Municipal, muita gente estava trajando jeans e camisa básica, o que mostra a variedade de público que este evento alcançou. Estavam lá desde apreciadores de música clássica, em suas roupas de gala, até pais com seus filhos, casais e jovens em geral. Do meu lado estava sentado um roqueiro, e eu vi um cara lá pelos corredores com uma camisa do Star Wars! Achei isso muito legal!

As músicas, que eles chamam de peças, foram tocadas em ordem diferente da previamente estabelecida. Na hora de começar o espetáculo eles anunciaram a ordem correta, que foi:

Superman
Tubarão
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Prenda-me Se For Capaz
Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida
Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros
A Lista de Schindler
Star Wars
E.T. - O Extraterrestre

O que dizer desta apresentação? Maravilhosa é pouco. Ouvir os grandes temas que nos acompanharam desde a infância, ao vivo, em pleno Teatro Municipal, já reformadinho, não tem preço. Gostei muito deste evento, me arrepiei várias vezes, foi magnífico.

Achei que a ordem em que foram tocadas foi muito melhor assim. O tema de Superman, uma peça grandiosa e heróica, abriu muito bem. O tema de Jaws, bastante sombrio, evocou bastante suspense, e também foi bem impactante. Já a música de Prenda-me Se For Capaz foi bem diferente das outras, com elementos de jazz, e a presença no palco de outros músicos, inclusive um no sax e um outro num outro instrumento que não faço a menor idéia do nome, mas que deu um toque todo característico a esse tema. Depois, a famosa Raider's March, de Indiana Jones. Nem preciso dizer nada, né? Trompetes poderosos, e a passagem pelo tema da Marion é realmente linda.

Após o intervelo, vieram as melhores. Com o tema de Jurassic Park me emocionei. Nostalgia extrema. Esse é um dos filmes da minha vida, e eu adoro esta trilha. A orquestra parece que está sempre "cheia" e dá um tom épico a um filme que me traz ótimas lembranças da infância.

Em seguida, a apresentação de A Lista Schindler foi uma das que mais agradou ao público, arrancando muitos aplausos e gritos de "bravo". Além do tema principal, lindíssimo, foram tocadas mais algumas músicas. Os aplausos já eram demorados e aqui foram especialmente longos. Depois o maestro anunciou que não poderia sair dali sem tocar uma música especial, que não era de John Williams, e sim de Carlos Gardel. Era um tango, do filme Perfume de Mulher, música que também aparece em A Lista de Schindler. Sensacional. Muitos e merecidos aplausos.

Star Wars foi a grande sensação da noite. Para minha surpresa e felicidade, além da fanfarra principal, também tocaram os temas da Princesa Léia e do Mestre Yoda, a Marcha Imperial, e as músicas da Sala do Trono e dos títulos finais! Muito legal. E para fechar, na suíte de E.T. - O Extraterrestre, como era de se esperar, o tema clássico e os créditos finais do filme, encerrando com chave de ouro essa maravilhosa apresentação.

O maestro se despediu e saiu. As luzes se apagaram e, enquanto muitos já se levantavam para ir embora, apareceu ninguém menos do que Darth Vader, que caminhou até o palco e começou a reger a orquestra com seu sabre de luz vermelho! Uma sacada genial, que arrancou muitas palmas e muitos risos. Após um repeteco da Imperial March, voltou ao palco o maestro, que empunhou um sabre de luz azul para duelar com Vader! Não tinha como não sair satisfeito de um concerto assim!

Darth Vader regendo a OSB

A Orquestra Sinfônica Brasileira é maravilhosa e o mestre John Williams, genial. Sua música toca o coração de todas as gerações, desde aqueles que estavam lá, nas décadas de 70 e 80, quando estes filmes homenageados foram lançados, quanto àqueles mais novos, que os estão conhecendo agora. É inquestionável a qualidade do trabalho deste homem. Sensacional este tributo ao mestre John Williams.

17 comentários:

Cesar Lopes disse...

Márcio, não pode fotografar durante as apresentações!!! tudo bem, era o Darth Vader, mas não pode!!! hehehe

eu bem que te procurei olhando lá pra cima, mas não consegui te localizar...

e que bom que você postou, uma postagem que abordou tecnicamente muito melhor o evento.

E se foi emocionante para mim, imagino o quanto foi para você, admirador de cinema e especificamente de John Williams.

Olha, não sei se você gosta de música erudita em geral, mas esse ano teremos alguns concertos bem bacanas durante a temporada. Se houver interesse, dá uma olhada no site da OSB. Eu vou estar em vários esse ano!
Abraços!

Cesar Lopes disse...

Rodrigo, posta também! Só espero que você não tenha fotografado durante o concerto também! Abraços!

Fenda Flor disse...

Cesar, só nós não devemos ter fotografado durante o concerto rsrs.
Muito bom Marcio. Você escreve muito bem.E ainda lembrou da nova ordem apresentada rs
Ontem o regente Roberto Minczuk apareceu no programa Fantástico da Globo falando sobre o achado no teatro municipal durante as reformas, vocês viram?

Viviane Rocha disse...

Nossa...deve ter sido fantastico!
Quando vc me falou nao imaginei que seria tão legal assim!!
=)

M disse...

Genial o Cesinha,sempre regendo o seu senso de "seguir as leis" a qualquer custo!

Marcio Pinheiro disse...

Cesinha, embora eu não conheça muito, vou me inteirar sobre as apresentações da OSB, gostaria de voltar ao Teatro Municipal esse ano sim.

Bruno, obrigado pelo elogio. E não é tão dificil assim de lembrar, afinal foram só 9 filmes né? Conta pra gente o que o Roberto Minczuk falou no Fantástico.

Rodrigo não falou nada até agora. Será que era ele fantasiado de Darth Vader?

Cesar Lopes disse...

Senhor M: sou um servidor exemplar da Justiça Federal do nosso glorioso Brasil, e sigo as leis a qualquer custo!

Márcio: inteire-se sim, qualquer coisa é só me perguntar que eu te digo quais são os concertos mais interessantes hehehe

Rodrigo: Por que você não falou sobre a sua participação especial no evento??? Parabéns pela atuação, digna de presidente do Sono Súbito. Abraços!

M disse...

É que parece um pouco contraditório,um cara que acha chato todas essas regras mas faz questão de seguir até as mais bobas.
Ou eu que te julguei errado.

Cesar Lopes disse...

vamos lá: claro que queria ter fotografado vários momentos do concerto e só por isso eu já não estaria gostando tanto assim da regra; mas a regra existe, é justificável. O nível de concentração daqueles caras no momento da apresentação é absurdo, por isso a proibição de fotografias, celulares ligados... barulho inesperado ou um flash podem atrapalhar a execução... Quanto a filmagens e fotografias sem flash, são proibidas por questões de direito de imagem da OSB. Depois desses motivos todos, pq eu insistiria em desrespeitar a regra?

Abraços!

Cesar Lopes disse...

E se por acaso fui, não ligo para o fato de ser ou não contraditório:

"Eu quero dizer

Agora o oposto do que eu disse antes

Eu prefiro ser

Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"

(Raul Seixas)

M disse...

Deveria se envergonhar por entrar 4 da manha pra responder mais uma das minhas aporrinhações.
Shame on you,mister!

Cesar Lopes disse...

muita pretensão sua achar que eu acordaria 4 da manhâ só para responder suas "aporrinhações", senhor M!

Abraços!

Fenda Flor disse...

De nada, Marcio. Bem, eu e o Cesar não lembramos, mas também não paramos para pensar rs. Tirando que tinha 2 trilhas que não conhecia.

Fenda Flor disse...

Ah, e a reportagem no fantástico com o Minczuk está aqui

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1595216-15605,00-ENCONTRADA+PARTITURA+COM+VERSAO+ORIGINAL+DO+HINO+NACIONAL.html

É sobre a partitura na versão original do hino nacional que foi encontrado gravado em uma fachada do theatro. Ela é diferente da que conhecemos hj e será tocada na reabertura do theatro amanhã. Eles vão fazer a festa de reabertura igual a de inauguração há 101 anos

Fenda Flor disse...

Cesar e Senhor M debatendo e como sempre não entram num consenso; e eu vou me divertindo rsrs _regendo o seu senso de "seguir as leis"_ e _4 da manhã_ foram ótimas rsrsrs

Rodrigo Nascimento disse...

Hhehehhe lógico que fotografei,mas sem flash e só na hora do Vader.
Eu fui no domingo, e infelizmente não houve o tema de Prenda-me se for capaz, mas fora isso foi maravilhoso, melhor ainda que meu ingresso custou R$1,00 , tirei foto com o Vader, o Chewe e um Stormtrooper, acho que nunca conseguirei gastar tão bem R$1 de novo.
Esse mês está realmente complicado, só assisti 3 filmes no cinema e um em casa, minha pior performance nos últimos 5 anos!!!! Mês que vem quando estarei mais tranquilo volto a postar, grande abraço a todos!

Marcio Pinheiro disse...

Lá vem o Senhor M sempre com suas aporrinhações, rs... Não acho que o César tenha sido contraditório. Ele só deixou claro sua posição de que segue as leis a qualquer custo. Não sei porque mas lembrei da fala final de Eliot Ness, personagem de Kevin Costner em "Os Intocáveis", quando, após passar o filme todo combatendo o império das bebidas alcoolicas ilegais, é perguntado por um jornalista o que ele iria fazer, já que estavam pensando em derrubar a lei seca: "Tomar um drink", foi sua resposta. A idéia é essa ai, as regras estão aí para serem cumpridas, por mais que pareçam bobas.

Bruno, reportagem interessante. Tomara que a inauguração oficial do Teatro reformado aconteça logo, pois eles já estão adiando isso há quase 1 ano, sei lá!

Rodrigo, vi suas fotos com os outros personagens de Star Wars. Muito legal. Aguardamos suas próximas resenhas de filmes!

Postar um comentário