terça-feira, 4 de maio de 2010

RRResenha 18 - Homem de ferro 2

No meu especial “Melhores da década”, já havia falado sobre o quanto gostei da adaptação de Homem de ferro para as telonas, por isso estava ansioso pela continuação, e ela se provou uma boa ponte para os Vingadores.

Após séculos vendo grandes desastres cinematográficos baseados em HQs (Batman 3 e 4, Quarteto fantástico de Roger Corman, Capitão América, arg!), finalmente fomos brindados com filmes que embora muitas vezes não possuam todo o poder de seus originais de papel, ainda assim são bons exemplos de cine pipoca. Mesmo com o mercado de adaptações indo bem, ainda haviam muitos problemas burocráticos e muita briga por causa dos filmes, com isso grandes heróis demoram anos pra sair do papel, é só ver o exmplo dos personagens da DC, até hoje só existem filmes de Batman e Superman, mesmo assim metade do que foi produzido sobre eles não presta, outros grandes heróis como Flash, Mulher maravilha, Lanterna Verde (esse sai ano que vem), Aquaman, entre outros, nunca tiveram oportunidade. Vendo a oportunidade de arrumar uma grana em tempos de crise no mercado de HQs, a Marvel saiu na frente com um plano audacioso: parar de vender direitos para os grandes estúdios, que levam anos para realizar um projeto e destroem muito no caminho, ou simplesmente nem lançam nada; e passou então a desenvolver por si só os projetos. Tal empreitada permite a Marvel ter um controle criativo maior, mantendo os filmes num tom mais fiel ao dos quadrinhos, além disso permite os tão esperados Crossovers, o encontro entre grandes heróis, que até hoje não aconteceu no cinema. Homem de ferro 2 é o terceiro projeto de uma grande série que começou com Homem de ferro, Hulk, e segue ano que vem com Thor, seguido de Capitão América e Vingadores.

Chega de papo, vamos ao filme!
O filme em si é muito bom, continua seguindo a linha de humor e ação do primeiro. Downey está ótimo como sempre e encarna com perfeição o playboy Tony Stark. Na verdade esse é o grande atrativo do filme, Stark/Downey (ele está mesmo atuando?) é ótimo e consegue carregar o filme nas costas, superando inclusive as cenas de ação, sem dúvidas eu assistiria um filme sobre o Stark mesmo que ele não vestisse sua armadura (nos quadrinhos isso as vezes acontece). Acredito que esse seja o principal fator do sucesso do filme, o personagem principal é muito bom, e acabamos torcendo mais por ele numa disputa contra um grande vendedor de armas, ou no meio de uma audiência com o governo americano do que em sua luta contra um bando de robôs. Mas não é só ele que está bem, o elenco do filme é ótimo e ajuda tanto no humor quanto na ação do filme, Mickey Rourke arrebenta mais uma vez, e prova que realmente não é mais humano. Temos também o ótimo Sam Rockwell como um grande vendedor de armas, e o onipresente Samuel como Fury.


Além das ótimas cenas de humor, e do ótimo elenco, as cenas de ação também são muito boas. As cenas mantém o interesse no personagem, já que ele não é um cara com cuecas por cima das calças, além disso temos também novas verões da armadura, incluindo o personagem Máquina de combate, que é responsável por uma das cenas mais engraçadas do filme (Vou explodir seu bunker com minha ex mulher). Tudo obviamente com efeitos de primeira. Destaque também para a ótima sequência da corrida, que além de ser ótima como ação ainda possui ótimas pitadas de humor.


Há também um ponto legal na montagem, onde várias cenas parecem estar sendo exibidas pela TV, dentro do contexto do filme isso ficou interessante, pena que não foi mantido mais a frente.

Pra finalizar há ainda a deixa para Os Vingadores, diferente do que acontece normalmente com as deixas de continuações, o Marvel se mantém sóbria e eficiente em seu cronograma de filmagens, tornando tudo que aparece no filme totalmente passível de credibilidade, com isso podemos esperar um grande filme daqui a dois anos com Hulk, Homem de ferro, Capitão América, Nick Fury e Thor juntos.

Um ótimo filme, particularmente prefiro o primeiro, acho mais bem amarrado, melhor esclarecido e com cenas melhores de ação, mas essa é uma continuação digna e uma ótima ponte para os novos projetos, mais um belo acerto da Marvel.

RRRR

Ah!!! Ia esquecendo, embora tenha aparecido pouco podemos acrescentar uma quinta estrela para Scarlett Johansson...

3 comentários:

Marcio Pinheiro disse...

Sabia que rapidamente teríamos aqui no blog a crítica pelo nosso maior colaborador de cinema... rs

Muito interessante essas informações sobre Os Vingadores e esses projetos de filmes da Marvel. Vai ser muito legal se isso de fato acontecer, em especial para os fãs.

Fiquei curioso em saber quem seria o Thor. Quando terminou o fime, passado a cena extra, ouvi algumas pessoas no cinema comentando: "É o Thor! É o Thor!". Pensei: "Quem diabos é esse Thor?". Agora está explicado. A cena é porque provavelmente teremos o filme dele no ano que vem.

Homem de Ferro 2 não é tão bom quanto o antecessor, mas achei bastante divertido. O ponto alto é mesmo o humor, isso salva os seus pequenos deslizes. As piadas são realmente boas, não chega a ser idiota como Hancock.

Achei o vilão interessante e bem caricato, no bom sentido. Ele chama a atenção nas cenas em que aparece. Gostei também da cena que Tony Stark discute com os políticos americanos. A ação do filme também está muito boa. E concordo com Rodrigo sobre a personalidade de Tony Stark.

Recomendo.
Vale a pena ver esse Homem de Ferro 2 no cinema.

Rodrigo Nascimento disse...

Thor é simplesmente o deus nórdico do Trovão, filho de Odin, já existe uma foto do cara na internet, promete, até por que dizem que a primeira parte do filme irá se passar no reino místico de Asgard, antes de ele vir para a Terra.

M disse...

Gostei mais desse

Postar um comentário