sexta-feira, 30 de abril de 2010

EPICA - Show na Fundição Progresso


Esse post chega com um pouco de atraso, mas eu não poderia deixar de escrevê-lo. O dia 11/04/2010 marcou a passagem dos holandeses do EPICA pela segunda vez no Rio de Janeiro, depois de mais de cinco anos, em sua turnê promocional do quarto CD de estúdio, Design Your Universe. E o grupo não decepcionou, tocando muito bem, fazendo a alegria dos fãs.


A apresentação foi num domingo, para um público estimado de 2.000 pessoas, o que não foi suficiente para encher a Fundição Progresso. Mesmo com a arquibancada superior fechada, ainda havia alguns espaços vazios na parte de baixo. Bola fora da produção, que poderia ter usado o Circo Voador, que tem acústica melhor e é menor, ideal para shows sem tanta visibilidade. Apesar disso, a apresentação em si beirou a perfeição, nesse quesito não há o que reclamar.

A banda de abertura, Tierra Mystica, fez um show bem curto, tocando apenas umas 6 músicas, mas agradou. O vocalista é um gordinho simpático e muito falante, com uma voz parecida com a do Bruce Dickinson, e que passou a maior parte do tempo animando a galera, pedindo para todos gritarem. A banda mostrou algumas poucas músicas, mistura de heavy metal com instrumentos folclóricos, como flautas, e tocou alguns covers, como Fear Of The Dark.

Quando o EPICA subiu ao palco, a galera vibrou bastante, como é de se esperar nas primeiras músicas. A vocalista Simone Simons é lindíssima e sua voz simplesmente maravilhosa. Os vocais guturais de Mark Jansen também são afinadíssimos, dando ainda mais peso ao som da banda. Todos os integrantes tiveram um ótimo desempenho e interagiram em algum momento com o público. Até o baterista arriscou cantar um pouco.


Resign To Surrender explodiu com suas guitarras pesadas e todos gritavam de delírio. Já nessa primeira música pudemos perceber como o novo guitarrista fez bem ao grupo, trazendo belos solos de guitarra a uma banda que carecia disso - talvez por escolha mesmo. Com isso, as músicas desse novo CD Design Your Universe soam mais completas, como irei comentar em um próximo post, trazendo uma resenha merecida para esse álbum.

Unleashed, uma excelente faixa, ficou ainda melhor ao vivo, ganhando muito destaque. Bombástica mesmo. Martyr Of The Free World, uma das minhas favoritas, também foi sensasional. Com Tides Of Time, a vocalista Simone Simons pôde mostrar o quão afinada é sua voz, com um desempenho perfeito, digno de CD. Ela também foi extremamente atenciosa com o público, nota dez para ela.

Mark Jansen, o criador do grupo, parecia bastante satisfeito e mandou muito bem. Guturais perfeitos. Quando a galera parava, ele ia lá e botava todos com as mãos para o alto. Falou bastante com o público, xingou alguns palavrões em português, conseguiu mostrar sua simpatia.

Para quem gosta de filmes, alguns trechos de Battle Of The Heroes, de Star Wars - Revenge Of The Sith, foram tocados brevemente para dar lugar a Imperial March, que todos conhecemos. Uma bela sacada. A Marcha Imperial ficou ótima e bem pesada em sua versão metal e, embora goste muito, achei meio dispensável no show, pois preferia ouvir alguma outra música da banda.

A clássica Cry For The Moon foi a música que todos cantaram. É como se fosse um hino do EPICA, essa todos conhecem. Maravilhosa ao vivo.

Algumas músicas, como Fools Of Damnation e Mother Of Light não estavam no setlist que pesquisei na internet como previsto para esse show, o que foi uma grata surpresa. De uma forma geral, o setlist foi excelente, embora eu seja suspeito para falar, pois sou fã e gosto de praticamente todas as músicas.

Kingdom Of Heaven, uma faixa épica e grandiosa, também foi tocada com perfeição. Apesar de ser muito boa, acho que deveria ter dado lugar a outras, afinal são 13 minutos de música! Senti falta de Seif Al Din e The Last Crusade, essas gostaria muito de ter ouvido ao vivo.

As músicas tocadas foram as seguintes, não lembro ao certo se nessa ordem:

Samadhi
Resign To Surrender
Sensorium
Unleashed
Martyr Of The Free World
Imperial March
Cry For The Moon
Fools Of Damnation
Mother Of Light
Tides Of Time
Obssessive Devotion
Kingdon Of Heaven
Sancta Terra
Quietus
Consign To Oblivion

Agora cabe uma crítica minha, em relação ao público: era evidente a preocupação de muitos em tirar fotos e filmar, ao invés de curtir um ótimo show. Será que é tão importante assim assistir tudo pela telinha da câmera digital? Muitos subiam nas costas dos outros, o que já acho meio sacanagem, para fotografar, e não para ver melhor o show. Ainda bem que a postura da banda foi excelente, o que fez com que a galera cantasse e vibrasse sempre que possível. O público estava animado, no entanto, acho que poderiam ter pulado mais, demonstrado mais carinho pela banda ali presente.

Foi uma ótima apresentação. Mesmo sendo muito fã, não posso dizer que estava num nível marcante como Iron Maiden ou Nightwish, mas certamente valeu a pena, a banda estava ótima, técnica perfeita, num show animado e divertido.

Espero que eles passem por aqui de novo quando lançarem um próximo CD.

Nós com o vocalista do Tierra Mystica

Para os que não conhecem o EPICA e tem interesse, fica aqui meu convite para que procurem por algumas músicas. Não irão se decepcionar. Agrada tanto os que curtem um heavy metal mais pesado, quanto os que gostam de metal mais sinfônico e melódico.

Aguardem por um próximo post com a resenha do álbum Design Your Universe.

1 comentários:

Viviane Rocha disse...

showzao
realmente a banda tem uma qualidade tecnica mto boa...
os guitarristas arrebentam e a voz da mulher é absurdamente linda!
gostei bastante!
e concordo em relação ao publico...

Postar um comentário