domingo, 11 de abril de 2010

RRResenha 14 - Como treinar seu dragão - ou - Como acabar com o ogro parte 1


Essa resenha chega com um pouco de atraso mas finalmente tenho tempo e cabeça pra escrever.

Depois de assistir ao trailler desse filme umas 200 vezes, estava até desanimado com o filme imaginando ser mais um daqueles filmes sem graça de animação nessa atual corrida que vem rendendo coisas horríveis. A Dreamworks, já tinha nos trazido bons filmes como Shrek (estão doidos pra acabar de vez com o personagem), Kung Fu Panda e Os sem floresta, e dessa vez baseia sua história num livro infantil. Nessa disputa pelo público, a Dreamworks sai perdendo feio pra Pixar (na verdade todas saem, a Dream é a que se sai melhor) que sempre nos traz histórias originais e criativas, com personagens únicos e inesquecíveis, já a Dreamworks trabalha com conceitos já estabelecidos e conhecidos, as piadas e situações são boas mas geralmente são só recicladas, as personagens são boas, mas nem sempre tão bem construídas assim. De qualquer forma, a Dreamworks seria a segunda força no lançamento de animações, e nos traz um bom filme, na verdade melhor do que os anteriores dessa vez.

No filme, um jovem Viking, totalmente fora dos padrões quer provar para toda sua aldeia que pode ser um ótimo guerreiro, para isso ele deve fazer o que todos esperam de um viking: matar dragões. Nessa tentativa de auto afirmação juvenil, ele acaba estabelecendo uma improvável amizade com um raro dragão, e com o tempo começa a observar que os dragões podem não ser realmente a ameaça que todos imaginam.

A trama não traz nada de novo, o rumo da história é bem esperado e previsível, assim como nos últimos filmes do estúdio, mas nesse a construção do desenrolar da história combinada com ótimas cenas de humor e personagens cativantes acabam por criar um filme bastante interessante, que acabam conquistando o expectador e fazendo com que troçamos para o sucesso dos personagens mesmo quando temos certeza de que não haverá sucesso naquela ação. As sequencias das conversas entre pai e filho e o treinamento ao ótimas e o dragão, que embora pareça um pokemóm rapidamente nos conquista.

Outro aspecto que devo ressaltar é a qualidade da animação. As texturas do filme são incríveis, tudo parece bastante real, principalmente as roupas e barbas dos vikings, em alguns deles é possível observar pelos nos braços e sinais na pele, mas nem por isso você deixa de acreditar que aquilo é um desenho, o que é ótimo, pois mantemos a aparência estilizada mas com o máximo de detalhes reais.

Um ótimo filme que deve ser assistido em 3D, superando e muito minhas expectativas, e provavelmente a segunda melhor animação do ano (vai perder pro Toy Story 3) mas vai ser muito superior ao Shrek 4 que irá enterrar de vez o Ogro.

RRRR

2 comentários:

Cesar Lopes disse...

Realmente parece um bom filme, pena que só assisti o início e dormi...

Marcio Pinheiro disse...

*** Contém Spoiler ***

Achei a qualidade da animação excelente, muito boa mesmo, superior a Shrek 2 e 3.

O desenvolvimento da história é muito legal, acabamos por criar empatia com os personagens. O design do Banguela (esse dragão preto "assustador") é bem divertido, apesar de simples.

É um filme que agrada aos adultos também, embora me pareça que, ao chegar perto da batalha final, os criadores evitaram tentar algo mais sério, caindo no final feliz comum - o que é até compreensível, já que as crianças são o público alvo. Apesar disso eles deram uma palinha do que poderia ter sido, arrancando uma perna do personagem principal.

Gostei muito dessa animação.
Também daria 4 estrelas.

Postar um comentário