quinta-feira, 4 de março de 2010

Especial - Top 2000 by Rodrigo - Ataque kamikaze

Bom, a primeira década do novo milênio já foi e nela pudemos apreciar coisas bem interessantes nos cinemas, mas também algumas bombas enormes. Depois de muito atraso, começo aqui a minha lista da década, diferente da lista do Daniel, irei colocar os filmes separados por critérios que eu achar interessantes, sem preocupação com classificação ou ordenação, os filmes mencionados serão filmes que após uma rápida releitura do que foi lançado e puxando um pouco da memória, tenham me deixado uma lembrança positiva. Uma coisa deve ser frisada, a lista é um organismo vivo, ela seria uma se escrita 1 ano atrás e será outra caso eu escreva no futuro, mas como o que importa é esse momento, então é o que está valendo. Outra coisa, posso ter esquecido de algo pelo caminho, e com isso gerar algumas injustiças, mas se não tiver motivo pra discussão não tem graça!


Essa década nos trouxe uma coisa muito legal: a volta do cinema asiático. Os filmes orientais se tornaram novamente populares e muitas produções começaram a chegar por aqui, mas 3 deles merecem destaque pra mim:


- O tigre e o Dragão
Esse foi o principal responsável pela invasão oriental ao mercado cinematográfico ocidental. Dirigido por Ang Lee, o filme é um belo exemplo de que os filmes de “kung-fu” podem ser um espetáculo que não se limite a porradas (embora isso também seja muito bom). Um filme com uma bela história, uma fotografia excelente e lutas sensacionais, é top!


- Herói
Mais um que seguiu na esteira, dessa vez com o astro Jet-Li. Esse filme além de ser extremamente interessante é visualmente incrível, as lutas são simplesmente espetaculares e empolgantes, tornando difícil até de dizer qual o melhor momento, se quando ele luta na chuva ou a luta no templo onde treinam a escrita.


- Oldboy
O terceiro (e muito melhor) filme de uma trilogia nada convencional sobre um tema: vingança. Bom, espere por situações extremas e absurdas nesse filme que trabalha de forma bastante interessante seu tema, e prepare-se para uma vingança extremamente elaborada. Nesse filme o ditado é levado ao extremo: “A vingança é um prato que deve ser servido frio.”

Não irei prometer prazos, mas quem sabe no fim de semana surge a parte 2.

(vou tentar arrumar um título maior pro próximo, rs)

4 comentários:

Cesar Lopes disse...

Grande título hehehe já percebi que sua lista será totalmente diferente do senhor M. É impressionante como as preferências cinematográficas suas, senhor R, são tão diferentes da do seu irmão. Ótimo para o blog! Valeu!

M disse...

Preciso rever os 3(todos eu vi apenas uma vez).
Meus conceitos já mudaram e não tenho confiança de que sejam tão importantes quanto achei na época em que vi cada um.
No mais,vi pouca coisa oriental da década e a maioria não são filmes "agitados".Um que faltou aí logo quando vi,foi o Hospedeiro!

Marcio Pinheiro disse...

Herói realmente é um excelente filme, mas ainda prefiro O Clã das Adagas Voadoras. Muita gente implica com o título, mas e daí, é um filmaço. Fotografia maravilhosa e lutas incríveis, dificil dizer qual a melhor: se é a luta no mato alto, nos bambuzais ou na neve. É um filme excelente, devia entrar na sua lista. E Daniell, não acredito que vc só tenha visto O Tigre e o Dragão apenas uma vez. Esse filme já foi bastante repetido, e, claro, faz jus aos 4 oscar que recebeu!

M disse...

Cheguei a rever trechos durante esses anos,e nossa,num entra nem em top do ano de lançamento.
Acho que o pessoal não implica com o das adagas voadoras pelo nome não,é porque é ruim mesmo rs.

Postar um comentário