domingo, 14 de março de 2010

RRResenha - 9 - Ilha do medo (Shutter Island) - Scorcese está de volta!!!!


Depois de quatro anos sem lançar um filme (tirando o documentário dos Rolling Stones), Martin Scorcese volta em grande estilo com: A Ilha do medo (Shutter Island).
Mantendo sua característica de formar parcerias de sucesso como anteriormente com Robert DeNiro, nesse temos o quarto trabalho com Leonardo DiCaprio. O ator, antes um possível candidato à bonitinho do cinema, hoje mostra que é um ator sério, sempre envolvido em projetos onde seu desempenho conte mais que sua beleza (Infiltrados, Diamantes de sangue, Rede de mentiras) e sempre com grandes performances, e dessa vez não é diferente. Em Ilha do medo, Leo é um agente federal que vai, em companhia de seu novo parceiro investigar uma fuga impossível em uma ilha prisão. Chegando lá ele terá que descobrir os mistérios da instituição e em contra partida lutar contra seus demônios pessoais.
O roteiro do filme juntamente com a ótima edição nos deixa extremamente confusos e perturbados, em alguns momentos é difícil entender que rumos a investigação está tomando, novos nomes e segredos vão sendo revelados, mas é difícil manter a sanidade dentro daquela instituição, todos parecem estar conspirando, tudo é suspeito, por isso acabamos nos entregando aquela histeria coletiva e aguardamos que no fim tudo faça sentido, e faz. Esse é o grande mérito do filme, é um filme onde a loucura e conspiração estão por toda a parte, como uma bruma, densa e que nos impede de enxergar adiante, mas sua conclusão é clara como um dia de sol. Embora pistas sejam dadas desde a primeira cena (confesso que com 15 min de filme já sabia a conclusão), as armadilhas são jogadas por todos os lados, nos levando a duvidar de tudo o que vemos e ouvimos o tempo todo, nos deixando para o último segundo de filme a certeza do fim do mistério (mesmo sabendo como terminaria, ainda esperei por uma reviravolta até o final).
Outro ponto legal foi o uso de uma trilha sonora marcante, muito parecida com a de Cabo do medo outro filme sobre loucura e violência do diretor.
Um filme complexo mas muito bem estruturado e dirigido, com uma boa atuação de DiCaprio, com uma montagem muito interessante e um trabalho de fotografia que ajuda a compor o clima de insanidade. Infelizmente um filme para poucos, na saída do cinema as pessoas reclamavam muito do filme, o que vai prejudicar a divulgação boca a boca desse que é fácil um dos melhores do ano. Imperdível!!!!!!!
RRRRR

5 comentários:

Cesar Lopes disse...

Estou pensando seriamente em não ir ao show do guns e ir assistir o filme... já estava animado para assistir, depois desses 5 Rs então... Abraços!

M disse...

Discordo que seja um filme para poucos.Também saí da sessão escutando pessoas falando bobagens,mas tem muito fãzinho de filmes com finais que mudam a perspectiva toda do resto do filme.Vai ser um ame ou odeie muito grande,isso sim(50% pra cada lado).

M disse...

Aliás,vi que a nota do imdb coloca o filme no top 250 deles e a bilheteria do filme já passou dos 100 milhões.
Se isso é para poucos,John Lennon voltará a vida!

Cesar Lopes disse...

uahahahauauhahhhahauuaauauhahahha

Marcio Pinheiro disse...

Gostei da crítica. Assino embaixo.

Postar um comentário