segunda-feira, 29 de março de 2010

Top 20 década 80 parte 2

Taí,o fim da lista da década de 80.Fiquei contente com ela toda.A década é excelente e consegui colocar só filmes que sou apaixonado mesmo.Todos tem um grande valor pra mim.





E la nave va, de Federico Fellini(idem,1983)

Fellini subestimadíssimo.Muitos alegam que é um sub Amarcord,o que nunca entendi muito bem,pois são filmes bem diferentes.Todo o humor,a estranheza dos personagens e o carinho por eles,está aqui,no último grande filme do meu diretor favorito(mentira,meu preferido é o Kubrick)



Videodrome, de David Cronenberg(idem,1983)

Quase o apocalypse by cronenberg.O reflexo negativo da mídia no indivíduo,ilusão e realidade,numa roupagem linda do cinema fantástico que o Cronenberg faz como ninguém.Que saudade desse tipo de maquiagem e que saudade desse tipo de filme!



Era uma vez na América, de Sergio Leone(Once upon a time in America,1984)

O projeto da vida de Leone,pelo que eu sei,não foi tão bem visto em sua época.Hoje já é mais bem conceituado.Merecidamente,pois Leone consegue colocar o seu método operístico,tão famoso em seus westerns,de forma tão magnífica quanto.Até o tilintar da colher numa xícara tem grandiosidade.



Filme demência, de Carlos Reichenbach(idem,1986)

Fausto atualizado pelos olhos paulistanos do Reichenbach.Um dos meus 5 filmes nacionais favoritos.




Veludo azul, de David Lynch(Blue velvet,1986)

Voyerismo na veia e o inconsciente humano se sobressaindo na ação dos personagens.Combinação explosiva dirigida pelo mestre Lynch.”I will fuck anything that moves” é a frase da década,dita pelo insano Hopper em seu melhor papel no cinema.



Nascido para matar, de Stanley Kubrick(Full metal jacket,1987)

Existem filmes de guerra e filmes sobre a guerra.Esse é a segunda opção e muito mais.O início é tão devastador que muitos alegam que dali em diante,Kubrick se perdeu.O caso é que os 2 atos seguintes são tão maravilhoso/importantes quanto o treinamento inicial.A batalha resumida a um atirador de elite(que é uma menina adolescente,ironia mordaz do Kubrick)é sensacional.E a trilha sonora da guerra é rock!!



Eles vivem, de John Carpenter(They live,1988)

Um dos melhores filmes que vi no ano passado.Das melhores alegorias sobre política,capitalismo e etc que acompanhei.Sem falar no fluído da narrativa,o filme passeia deliciosamente pelas cenas com uma grande leveza.Arrisco até que poderia entrar no meu top 20 definitivo,dependendo do dia.



Quero voltar para casa, de Alain Resnais(I want to go home,1989)

Vi uma vez apenas,há 4 ou 5 anos e foi o suficiente para me marcar profundamente e me entusiasmar com o cinema europeu.To louco pra rever(não consigo baixar,comprarei o dvd R1 em breve) e pretendo até fazer uma crítica só dele aqui.



Santa sangre, de Alejandro Jodorowsky(idem,1989)

Tive a ótima oportunidade de vê-lo no cinema,numa película maravilhosa.O filme tem imagens fantásticas,o que é de praxe no cinema do Jodorowsky,sempre muito preocupado com o impacto visual.O filme ainda tem muito de Hitchcock e Argento(a principal morte do filme,sem sombra de dúvidas,é uma das mais engenhosas que me lembro)



O Sétimo continente, de Michael Haneke(Der siebente kontinent,1989)

Haneke encarnando Bresson,que é provavelmente o seu papa.A vida monótona da classe média nunca foi mostrada de maneira tão brutal.A semelhança da foto com "o Dinheiro" do Bresson não é coincidência.


Até breve!



8 comentários:

Rodrigo Nascimento disse...

Mais uma enxurrada que não ví!!!!
Tenho que rever o Nascido hoje com outros olhos na vez que ví não me disse muito. Eles vivem é legal, mas tirando o fato dos óculos não lembro nada! Era uma vez na américa é bom mesmo, mas também necessita ser revisto.
Um dia quando terminar o meu especial faço meu polêmico top 100, rs.

M disse...

hahahah aguardo ansioso pelo top 100!

Marcio Pinheiro disse...

Excelente comentário no Nascido Para Matar. Kubrick é o diretor preferido de muita gente. Ele praticamente alcançou seu objetivo de vida: fazer o melhor em cada gênero que fosse filmar (afinal são todos excelentes os seus filmes).

Mademoisseile Lu disse...

Gostei muito da sua lista, mas estou sentindo falta de alguns filmes, como o dinamarques , A festa de Babete, de Axel, Cinema Paradiso de Tornatore, Blade Runner e Corpos Ardentes, aguardo anciosa que ela continue, caso queira comemtar sobre Ran de 85 de Kurosawa . No aguardo de mais dos idos 80.

M disse...

Luciana,obrigado pelo elogio!
Quais da lista você viu?
Quanto aos que você comentou,não tive oportunidade de ver Festa de Babete,mas digo com convicção que os outros que você comentou são ótimos e poderiam sim estar na lista.
Cinema paradiso é lindo,e quem não chora naquele final não é humano hahaha.Se fossem 30,ele provavelmente estaria,tirei-o no fim.
Idem pro Ran,que é o meu segundo Kurosawa favorito.Aliás,todos os textos de Shakespeare que o Kurosawa filmou são magníficos,indico fortemente o "Trono manchado de sangue" que é baseado em Macbeth.
Blade Runner é ótimo também,pelo menos a versão do diretor,sem aquele final feliz/brega.Corpos ardentes vi faz tempo(até tenho o dvd),mas gostei muito também.Variações de Noir me agradam muito,e esse lembra descaradamente o Pacto de sangue(Sem desmerecer o filme,pelo contrário)
A lista da década de 80 acabou,mas irei fazer a da de 70 em breve!

M disse...

Quanto ao que o Márcio disse,esqueça o cara do Cinereporter cara!
Nunca vi o Kubrick dizendo isso.Ok,ele num precisava dizer pra ser verdade,mas isso é diminuir(e muito)o cinema do cara.
Num tem essa de limitação de gênero,os filmes do cara são mais que isso.

Mademoisseile Lu disse...

Ja postei na lista 1, os filmes que ja assisti, dessa lista aqui, só não asssisti aos tres ultimos, Setimo continente, Santa angre e Quero Voltar para casa. Confeço que dessa lista pra mim Veludo Azul, com a Belissima Isabela Rosseline e concordo com vc O melhor papel de Denis Hopper,um filme que ja assisti varias vezes e ainda me surpreende por sua complexidade e Nascido pra matar são meus preferidos, nascido pra matar vi pela prmeira vez numa dessa sessões de fim de ano, onde tiram filmes do deposito e passam, terminei vendo e revendo, e é claro, o lado insano sempre é o melhor lado em um filme de guerra, seja saindo da tela ou direto da cadeira do diretor ou nos atores, me diga se Marlon Brandon ja não tava piradinho em Apocalipse now, que quem sabe pode estar na sua lista dos 70, pelo menos Pela antologica Cavalgada da Valquirias, com dezenas de Helicopteros voando, esses emprestados pelos Filipinos ,ou Por mim pela classica frase :adoro o cheiro de napalm pela manhã." Infelizmente não o vi em telona, apenas parodias , mas acho que Kubrick deu uma piradinha com o mesmo napalm do Copola...
Quero ver quantos Chefões, estarão em sua lista dos 70...

M disse...

Luciana,acho que não farei lista da de 70 não rs.
Não to conseguindo incluir só 20 filmes que traduzam o que eu gosto nessa década.
É a minha preferida.
Mas adianto que se fizesse,entraria só 1 chefão,o primeiro.
O segundo é o que menos gosto do Coppola nessa década.Prefiro o Apocalypse now,citado por você,e o Conversação.

Postar um comentário