terça-feira, 23 de março de 2010

RRResenha 12 - Um homem sério - ou - Como arrasar de todas as formas a vida de um homem


Finalmente estreou o novo trabalho dos irmãos Coen, Um homem sério, e assim consegui assistir para comentar, que diferente do Mr. M (o mestre dos segredos secretos ocultos, leia com a voz do Cid Moreira), esperei a estréia, mas isso é outro assunto.

Os Coen tem por tradição enrolar as vidas dos protagonistas. Eles sofrem um bocado e com o refinado humor negro desses diretores/roteiristas, acabamos nos divertindo com a desgraça alheia. Em “Um homem sério”, eles resolveram pegar pesado com o personagem principal, um professor judeu que começa a passar por sérios problemas, que vão desde problemas familiares até sérios problemas no emprego, mas sempre tentando manter a fé de que tudo irá se resolver. O problema é que o cara está passando por um período realmente muito ruim, tudo, exatamente tudo que acontece no filme é pra prejudicar o personagem, mesmo quando acreditamos que certo acontecimento pode vir a trazer um momento de paz, na verdade é só mais um motivo para piorar a situação. Só por isso o filme já “diverte” (é um absurdo o cara sofrendo lá e a gente rindo dele), mas quando ele resolve procurar conselhos com os rabinos, aí temos alguns dos melhores momentos do ano, e sem dúvida a melhor frase: “Não, eu não sei o que você deve fazer. E Deus não lhe deve satisfações de suas ações sobre sua vida.” (rabino falando com ele).

Além disso o filme é um verdadeiro freak show, bem ao estilo Coen. Os atores foram escolhidos a dedo, são pessoas esquisitas, com caracterizações tão estranhas quanto (o filme se passar na década de 60 também contribui para essa feiúra).

Assim como os outros trabalhos da dupla (embora não tenha assistido à todos), um filme tecnicamente muito bom, com uma boa fotografia e boa montagem, com personagens curiosos e uma verdadeira jornada de sofrimento que culmina num olho de furacão, que nos deixa sem saber se será possível que ele tenha uma vida normal novamente, só nos resta rezar por ele (enquanto não estamos rindo).

RRRR

9 comentários:

Cesar Lopes disse...

Depois do segundo bom comentário e do trailer, tenho certeza que é um filme muito bom! Abraços!

M disse...

"Não dirás que nada é bom,antes de você próprio vivenciar"

Confúcio

Cesar Lopes disse...

"Bla bla bla, bla bla bla..."

Cesar

M disse...

"Só não vê quem não quer"

Stevie Wonder

Rodrigo Nascimento disse...

Hhahahahahahah

Cesar Lopes disse...

Que isso, prévia do tópico "frase do dia"? hehehe

Fenda Flor disse...

Eu acho o/ rsrs agora aquele blackboard na foto, todo rabiscado com o cara minusculo em frente a ele... é.... ;p em falar em tópico, Daniel, roteiro para as tirinhas, já é?!

Mademoisseile Lu disse...

Caro colega,infelizmente ainda não vi, mas sendo prraticamente a biografia da familia deles, até onde sei, nada é mais engraçado que rir da prórpia realidade.Lu(verde)

Marcio Pinheiro disse...

Boa dica.
Vai para a lista dos filmes a assistir.

Postar um comentário