sábado, 27 de março de 2010

Top 20 década 80 parte 1

Falta de criatividade dá nisso.
Mais um topzinho pro pessoal sacar o meu gosto.
Ordem cronológica:




O iluminado, de Stanley Kubrick(Shining,1980)

A compilação dos filmes de terror e das fábulas.Faz o livro(posso falar pois já li),parecer um desenho Disney.Creio que Stephen king tenha ficado com raiva do Kubrick por inveja.




Portal do paraíso, de Michael Cimino(Heaven's gate,1980)

Infelizmente um filme que é o símbolo do fim de uma era mágica,que era a de nova Hollywood,a maravilhosa geração americana da década de 70.A sua maldição(o filme faliu um estúdio) é tão grande quanto o seu poder e de sua grandiosidade magistral.Um colosso mesmo.Cimino entendia do assunto.


Um tiro na noite, de Brian de Palma(Blow out,1981)

Revi a pouco tempo e ta merecidamente na lista dos meus 20 favoritos.O final me impactou mais ainda e os detalhes sonoros do filme são assombrosos,o trabalho do De palma aqui é basicamente um dos meus ideais de cinema.



A mulher do lado, de François Truffaut(La femme d'à côté,1981)

O mais harmonioso e subestimado filme do francês mais amoroso do cinema.


Os caçadores da arca perdida, de Steven Spielberg(Raiders of the lost ark,1981)

Nos meus dias sombrios tendo a preferir o templo da perdição,mas esse além de mais bem resolvido,se encaixa melhor na mitologia criada em torno do arqueólogo.


O estado das coisas, de Win Wenders(State of things,1982)

Wenders enche o saco dizendo” o cinema morreu,os filmes bons já foram feitos” blábláblá.chato de galocha nesse ponto.mas pelo menos isso serviu pra ele fazer essa maravilha,que trata de certa forma,sobre essa morte simbólica do cinema.Num sei o distanciamento que ele impõe,a composição dos planos me causam uma sensação bem diferente.É um filme único.


Fanny e Alexander, de Ingmar Bergman(Fanny och Alexander,1982)

Filme assustador sobre infância do Bergman(baseado em experiências pessoais,provavelmente)Precisa dizer mais pra saber que eu amo esse filme?



Paixão, de Jean-Luc Godard(Passion,1982)

Toda a paixão insandecida de Godard pelo cinema,literatura,pintura(arte em geral)e pelo amor,se traduz em plenitude aqui.Rivaliza com o Desprezo,como o mais bonito plasticamente dos filmes do velho francês.Pena que a sua iconoclastia irascível impeça a aproximação de mais pessoas com a sua obra.



Tenebre, de Dario Argento(Tenebrae,1982)

Vamo parar de palhaçada e ser sinceros.Se o Argento não existisse o cinema ia ser bem menos divertido.As pirações e a estilização excessiva dos seus filmes me enchem os olhos.Deve ter a matança generalizada mais absurda do cinema.




O dinheiro, de Robert Bresson(l'argent,1983)

O último Bresson é o mais seco,direto e talvez o seu melhor filme.




Até a segunda parte!






12 comentários:

M disse...

Prometo que amanha eu edito essa postagem e ponho o "continue lendo" aqui.

Cesar Lopes disse...

obrigado!

M disse...

Só por isso não farei mais

Cesar Lopes disse...

não entendi... bem, não assisti nenhum dos filme, com excessão de Os caçadores da arca perdida... adoro esse filme, você sabe bem disso... Indiana Jones é uma das poucas coisas boas da minha infância...

Cesar Lopes disse...

a lista será mandada para seu e-mail em breve, valeu? não precisa mandar o bruno entrar na minha pasta não! hheheheh

M disse...

hahahahaha
é que pareceu que tu tava putinha por alguma coisa.esse teu "obrigado" teve um sabor diferente do que deveria se ter.Enfim

Cesar Lopes disse...

tudo certo, meu camarada...

M disse...

c'est la vie

Rodrigo Nascimento disse...

Assisti somente 3 até agora, tirando o tiro na noite, que realmente tenho que rever, os outros 2 entrariam fácil na minha lista. Obs: Também sou muito tendencioso ao Templo da perdição

Mademoisseile Lu disse...

Muito bem Mister M, respondendo a sua pergunta,quais assisti, dessa primeira lista Fanny e alexander de Bergmam,Um tiro na noite,A mulher do lado de Truffaut, com um muito jovem Gerard depardier,paasou incluse no futura, no cine conhecimento esses dias, um dos ultimo filmes dele, Caçadores da Arca Perdida, pra mim o melhor da serie,Aperar de Achar que Sir Sean Conery tem um lugar special no terceiro filme, claro que assisti O iluminado, e Juro ainda tenho serios problemas em ve-lo sozinha, Pra mim essa atuação e Um estranho no ninho são as melhores de jack Nicholson.O do Goudart, tenho minhas duvidas , creio que ja vi mas tenho duvidas se gosto ou não.Como vc já disse depende da epoca e do momento em que assisti,então deixo em aberto

M disse...

Nem sabia que passava Truffaut na futura,muito interessante!
O terceiro Indiana gruda pouquíssimo na minha memória.Me parece que aumentam pela presença do Connery,que é muito bacana mesmo.
Esse do Godard eu gostei de cara.Eu sou fã da fase pré 68 dele.Os filmes eram leves(a maioria),as brincadeiras metalinguisticas e as referencias a arte ficavam muito bem encaixadas.Sem falar que eu sou apaixonado pela Anna karina,a musa onipresente dessa época dele.
Depois ele se reiventou demais,começou a fazer filmes interessantes,mas bem maçantes.Esse é um doce flerte com a fase anterior dele.

Mademoisseile Lu disse...

O cine conhecimento no futura ,quase sempre apresenta filmes alternativos, cult, noir, estrangeiros, muito bons, na maioria das vezes e os comentarios sobre o filme tambem são bem interessantes. de uma olhadinha de vez enquando, vale a pena. E detalhe, eles não tem preconceito com linguia nem nacionalidde do filme.

Postar um comentário