fotografia cigarra em processo de ecdise por Bruno Tadeu Lopes
Diferente do que muitas pessoas acreditam as cigarras não explodem quando cantam (coitada delas se isso ocorresse), nem cantam para anunciar que “lá vem chuva”! O canto da cigarra nada mais é do que o meio delas tentarem afastar seus predadores ou atrair as fêmeas da espécie. Quando encontramos aquelas cascas secas (exoesqueleto), que vemos na foto acima sendo deixada para traz pelo inseto, é o que chamamos de ecdise, processo pelo qual as cigarras passam para o ciclo adulto de suas vidas (este processo não é exclusivo delas, ocorre nos seres artrópodes), em alguns casos podendo viver durante muitos anos. Antes deste processo estes insetos ficam enterrados se alimentando da seiva das raízes das árvores, o que pode causar grande prejuízo em algumas culturas. Ah, só mais um comentário a respeito do “grito” da cigarra. Tanto os machos quanto as fêmeas possuem uma espécie de protetores em suas cavidades auditivas para que não sofram do próprio veneno (malandrinhas).
5 comentários:
Sono Súbito também é cultura! Você que bateu essa foto???
Ah, garoto!!! rs A foto é minha sim, tentei deixar isso claro no link a baixo da foto(acho que não obtive sucesso rsrs). Tirei lá no sítio num dia que estava eu e Juninho depois do seu aniversário eu acho. rs
Ficou muito maneira, pra ficar perfeita tinha que ter tirado na opção Macro, mas tá ótima mesmo assim!
Com certeza ficaria melhor, já faz um tempinho que tirei esta fotografia, nem deveria saber da existência deste recurso rs. Valeu pela dica e pelo elogio.
Momento Animal Planet aqui no blog!
Postar um comentário